Nasce um grupo de cosméticos multicanal que reúne três marcas fortes – Natura, The Body Shop e Aesop

 

A Natura Cosméticos SA, líder brasileira no setor de cosméticos, anuncia que concluiu a aquisição da empresa The Body Shop, do grupo L’Oréal, após obter as autorizações necessárias das autoridades de concorrência relevantes.

Com a aquisição da The Body Shop a Natura dá um passo decisivo para fundação de um grupo de cosméticos multicanal que reúne três marcas fortes – Natura, The Body Shop e Aesop. As três empresas são comprometidas com práticas de negócios éticas, sustentáveis e de impacto social positivo.


Natura conclui a aquisição da The Body Shop

A união de Natura, The Body Shop e Aesop cria um grupo de cosméticos multicanal, multimarca e orientado por propósitos comuns

São Paulo, 7 de setembro de 2017 – A Natura Cosméticos SA, líder brasileira no setor de cosméticos, anuncia que concluiu a aquisição da empresa The Body Shop, do grupo L’Oréal, após obter as autorizações necessárias das autoridades de concorrência relevantes.

Com a aquisição da The Body Shop a Natura dá um passo decisivo para fundação de um grupo de cosméticos multicanal que reúne três marcas fortes – Natura, The Body Shop e Aesop. As três empresas são comprometidas com práticas de negócios éticas, sustentáveis e de impacto social positivo. O acordo preliminar para a transação foi anunciado em 9 de junho.

A transação levará o novo grupo a uma ampla presença geográfica em mercados-chave. Combinadas, as três marcas têm operações em 69 países, 18 mil colaboradores, 3.200 lojas, uma robusta rede de franqueados, com uma força de vendas de 1,8 milhões de consultoras e um amplo portfólio de produtos, abrangendo uma extensa gama de categorias.

Guilherme Leal, co-presidente do Conselho de Administração da Natura, comemorou a conclusão da transação. “Estamos entusiasmados em receber a The Body Shop no grupo Natura. Esta aliança cria uma combinação de empresas que compartilham um propósito comum e vai muito além das práticas usuais. Uma nova força para o bem está tomando forma”.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2016, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações nos EUA, França, Chile, México, Peru, Colômbia e Argentina. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP) e Nova York (EUA). Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pela Rede Natura rede.natura.net, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris e Nova York. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: LinkedInFacebookInstagramTwitter e YouTube.

Sobre Aesop

A marca de beleza australiana tem a missão de oferecer um portfólio de produtos superlativos para a pele, cabelo e corpo. Criada em 1987, possui mais de 190 lojas exclusivas em 20 países nas Américas, Ásia, Europa e Oceania. Os produtos também estão disponíveis em 97 lojas de departamento diferentes.

Sobre The Body Shop

Fundada em 1976 em Brighton, na Inglaterra, por Anita Roddick, a The Body Shop é uma marca de beleza global. A Body Shop procura fazer diferença positiva no mundo, oferecendo produtos para maquiagem e cuidados com a pele e com os cabelos feitos de forma ética e sustentável. A The Body Shop foi pioneira na filosofia de que os negócios podem ser uma força para o bem e essa ainda é a força motriz da marca.


A Natura nasceu há quase 50 anos, da união de duas paixões: pela cosmética e pelas relações. A The Body Shop foi criada em 1976, a partir da ideia de que negócios podem ser uma força para o bem. Nesse percurso, Natura e The Body Shop serviram – e têm servido – de inspiração uma para a outra, fomentando a busca por impacto positivo de seus negócios no mundo. Em 1987, nascia a Aesop, em Melbourne, fundada por Dennis Paphitis em seu salão de cabeleireiro. Sempre em busca do uso consciente de ingredientes naturais, as três empresas traçaram caminhos paralelos. Parecia natural que essas trajetórias se cruzassem. Juntas, Natura, Aesop e The Body Shop são uma nova força no mundo da beleza: um grupo global, multicultural, multicanal e multimarca.
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Em Números

A transação levará o novo grupo a uma ampla presença geográfica em mercados-chave. Confira um resumo dos números e informações sobre nossas empresas.


Sustentabilidade

As três empresas partem de um propósito comum, marcado pelo compromisso e o respeito pela vida, para ampliar o alcance de uma visão compartilhada: a de que é possível fazer dos negócios uma força para o bem.

Compromisso com a vida

A união entre Natura, Aesop e The Body Shop permitirá ampliar o alcance de uma visão compartilhada: a de que é possível fazer dos negócios uma força para o bem

Natura, Aesop e The Body Shop. Juntas, as empresas partem de um propósito comum, marcado pelo compromisso e o respeito pela vida, para ampliar o alcance de uma visão compartilhada: a de que é possível fazer dos negócios uma força para o bem.

As três empresas possuem práticas importantes quanto ao uso consciente de ativos naturais, transformação social e respeito às relações humanas. Essa comunhão de princípios trará benefícios e um alinhamento ainda maior entre as marcas e seus consumidores, com práticas internas que reforçam nossas visões e compromissos.

A Natura utiliza em sua produção 65 ingredientes da biodiversidade brasileira, de origem sustentável e ética, unindo conhecimento tradicional e produção artesanal à tecnologia de ponta. Com eficácia comprovada, as fórmulas priorizam a utilização de matérias-primas de origem vegetal e, portanto, renováveis. 

Para o manejo sustentável desses ingredientes, a Natura atua no Brasil em parceria com 33 cooperativas (sendo que 24 estão na Amazônia), gerando desenvolvimento social e renda para 2,8 mil famílias, a partir de cadeias produtivas sustentáveis. Esse trabalho com a biodiversidade ajuda a conservar 257 mil hectares de floresta em pé. 

Em 1987, a The Body Shop foi pioneira ao estabelecer o programa Comércio Justo com Comunidades. Hoje, 27 comunidades participam do programa e 95% dos produtos da empresa contêm ingredientes oriundos dessas comunidades, com mais de 20 mil pessoas beneficiadas no ano passado.

A fundadora da The Body Shop, Anita Roddick (1942-2007), acreditava no poder dos ingredientes naturais como ativos para a cosmética desde os anos 70, quando isso era incomum. Em 2015, a empresa recebeu o prêmio da Global Shea Alliance Awards, como reconhecimento de seus esforços para construir uma indústria sustentável para utilização da manteiga de karité. 

Tanto a Natura quanto a The Body Shop usam 100% de álcool orgânico em suas fragrâncias. Há uma década, a Natura é uma empresa carbono neutro, com inovações que permitem reduzir a emissão de gases do efeito estufa, como uso de plástico verde a partir de cana-de-açúcar, que evita a emissão de 4,9 mil toneladas de carbono por ano (equivalente às emissões de 858 voltas de carro em torno da Terra).

Coerente com o compromisso de equilíbrio com a vida no planeta, a Natura foi pioneira em oferecer refil de produtos cosméticos, em 1983.  A The Body Shop também vende refis de seus itens. A The Body Shop tem 58% de suas embalagens produzidas sem combustíveis fósseis, e 25% de material reciclado nas garrafas de plástico claro. De forma pioneira, a Natura passou a usar vidro reciclado pós-consumo em sua perfumaria, além de ter 100% de material reciclado pós-consumo nas embalagens da linha Ekos. A Aesop reduziu em 14% o uso de material em suas embalagens de 200 ml, tornando-as mais leves e sustentáveis. A empresa também concluiu em 2016 a redução em 33% do papelão utilizado em suas embalagens para entregas online.

A The Body Shop não realiza testes de seus produtos em animais e, desde 1989, faz campanhas ao redor do mundo para acabar com essa prática. Em 2013, a União Europeia baniu os testes em animais para fins cosméticos. Em 2006, a Natura também se tornou uma empresa livre de testes em animais. Desde sua fundação, em 1987, a Aesop nunca testou produtos ou ingredientes em animais.

A Natura foi a primeira empresa da América Latina a contabilizar o impacto de seus negócios no meio ambiente por meio da metodologia internacional EP&L (sigla em inglês para “ganhos e perdas ambientais”). Com base nessa análise, que inclui todas as etapas de vida dos produtos, a empresa é capaz de medir, em reais, o custo causado pelas suas atividades, considerando aspectos como o uso de água e a emissão de poluentes no ar.

A The Body Shop tem longa tradição em associar seus produtos a causas sociais. A empresa criou seu próprio guia de práticas para combater a escravidão moderna, para garantir relações éticas de comércio em todos os elos de sua cadeia, inclusive de fornecedores. O aprofundamento das relações do programa Comércio Justo com Comunidades, no qual se estabelece a compra de ingredientes por preço justo e desenvolvimento de relações de longo prazo, contribui para garantir os meios de sobrevivência dessas comunidades.

Em 2014, a Natura consolidou compromissos e ambições de longo prazo em sua Visão de Sustentabilidade 2050, com o desafio de gerar impacto positivo financeiro, social, cultural e ambiental – incluindo metas para 2020. No mesmo ano, a Natura foi certificada como uma B Corp, movimento global de empresas que dão o mesmo valor a seus resultados econômicos e socioambientais.

Em 2016, a The Body Shop lançou sua nova estratégia de sustentabilidade global, com 14 metas estabelecidas para 2020, com o objetivo de “Valorizar, Não Explorar™”, considerando o planeta, as pessoas e os produtos.

Por meio da atividade de venda direta de suas consultoras, a Natura contribui com geração de renda para 1,8 milhão de pessoas. Mais do que uma relação comercial com as consultoras, a Natura busca colocar seus negócios a serviço do desenvolvimento humano e social de sua Rede. Para mensurar a qualidade de vida dessas mulheres em aspectos como trabalho, educação e saúde, a empresa desenvolveu o IDH-CN (uma adaptação do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, aplicada às consultoras).  Ele registrou um avanço de 7,8% entre 2014 e 2016. Os indicadores mostram que quanto mais tempo a consultora permanece na atividade, maior é a melhora em suas condições de vida.

Em 1995, a Natura lançou uma linha de produtos não cosméticos, que inclui material escolar e presentes, chamada Crer para Ver. Ela tem 100% do lucro destinado a projetos educacionais – até hoje, mais de R$ 188 milhões foram arrecadados, beneficiando mais de 3 milhões de crianças em 3.300 municípios. No Brasil, esses recursos são administrados pelo Instituto Natura. No segundo semestre de 2016, parte deles passou a apoiar programas de educação para as consultoras – que, ao vender Crer para Ver, também abrem mão de seu lucro. Em parceria com universidades, centros profissionalizantes, plataformas digitais de aprendizagem e escolas de idiomas, mais de 50 mil pessoas (consultoras e seus familiares) já voltaram a estudar.


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